quinta-feira, julho 03, 2025

Quando vejo um cão assim só penso: 'porque é que o meu cãobeludo maluco não é só um bocadinho assim...?'

 

Quando cá temos animação à mesa, para ele não andar de roda de nós a fazer das dele, o meu marido arranja-lhe umas coisas para ele se entreter. No outro dia arranjou uma orelha -- mas, calma, uma orelha não humana (sei que é de um outro bicho mas não me lembro de qual). Uma orelha seca, creio que, a bem dizer, só a cartilagem.

Não ligou muito mas, por via das dúvidas, foi enterrá-la. 

Hoje desencantou-a. Estava mole, escura, com ar podre. Quando me aproximei para ver que porcaria era aquela que estava, todo lambão, a roer, parou e olhou-me fixamente, nitidamente numa daquelas: 'make my day'. 

Manda quem pode, obedece quem deve. Ou seja, desisti. 

E, de cada vez que eu me aproximava, parava de roer aquela coisa e olhava-me, não sei se com medo que eu fosse roubar aquela iguaria, se a preparar-se para defender o seu tesouro. Quando está assim, possessivo, mais vale não medir forças com ele.

Tivemos que usar o truque de tocar à campainha. Aí salta, vai a correr para o portão, para impedir que qualquer invasor ouse pôr o pé no jardim. Nessa altura, o meu marido foi resgatar aquela coisa, deitando-a fora, para bem longe.

Se fosse um cãozinho fofo, obedientezinho, deixava que lhe tirássemos os seus troféus. Mas não é. Sabemos, sabemos bem, que se atirará a quem o ousar. O professor que o treinou durante meses recomenda que o distraiamos, que não o enfrentemos pois ele é mais rápido que nós e o seu instinto falará sempre mais alto. Portanto, já percebemos: pode alguém ser quem não é? Mesmo que de um cão se trate.

Agora imagine-se como fico invejosa quando vejo um canito obediente como este aqui abaixo. 

Human and Dog Team STEAL THE SHOW | Britain's Got Talent

Witness the incredible bond and acrobatic power of Christian Stoinev & Percy as this dynamic human and dog team takes the Britain's Got Talent stage by storm! Their flawless routine combines amazing feats of agility and strength, leaving the judges in a spin and absolutely mesmerized. This unforgettable performance truly steals the show!


5 comentários:

Anónimo disse...

Não vi cão nenhum, apenas uma marioneta. Apesar da eventual excepção que confirma a regra, o problema comportamental dos cães, são os donos. Na tv há uma série parecida com o encantador de cães que passou há uns anos. Esta chama-se, cães muito mal educados. No insta há vários posts de ensinamento, incluindo outros cães que são usados para mostrar a algum reguila como se deve comportar, quando o professor humano não resulta.

aamgvieira disse...

conheço um estafado "encantador" .... dele mesmo.......

Ccastanho disse...

Na caça, normalmente o cão mais novo aprende imitando o mais velho. Depois da aprendizagem, o novato se tem personalidade forte, caça autonomamente do mais velho, se não tem...é da vida , vai atrás.

Um Jeito Manso disse...

O nosso é um cão-pastor, cão de guarda, territorial, possessivo do seu rebanho. E é um cão que vive com pouco, não é guloso. Mas ultra cioso das coisas que encontra e que esconde para depois. Apesar de ensinado e de ter treinos de obediência, mantém-se um cão pastor....

Um Jeito Manso disse...

O meu cão é encantador e, por vezes, convencemo-nos que está encantado por nós. E está. Meigo, querido. Até que pisamos alguma das suas linhas vermelhas... O treinador diz que o que devemos fazer é evitá-las...

OSZAR »